OAB Blumenau realiza primeira reunião de diretoria de 2025 e anuncia iniciativas e projetos para a advocacia
- Notícias
- Publicado em 12/01/2025
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Blumenau realizou, na última sexta-feira (10), sua primeira reunião de diretoria de 2025. O encontro, conduzido pelo presidente Pedro Cascaes Neto e pela vice-presidente Maria Teresinha Erbs, contou com a presença de diretores e coordenadores, sendo realizado de forma híbrida.
Entre os principais assuntos discutidos, destacaram-se a organização de um evento especial para entrega de credenciais aos novos advogados, alterando-se o formato atual, novas ações para fortalecer a defesa de prerrogativas, soluções para as denúncias de maus-tratos no Presídio Regional de Blumenau e estratégias para reestruturar o setor de ética da Subseção.
Para Cascaes, a gestão começa com o pé no acelerador. “Criamos 55 comissões temáticas, estamos desenvolvendo um amplo e eficiente sistema de defesa das prerrogativas e honorários, planejamos o Projeto Qualifica e despachamos diversos temas, ofícios e demais questões do cotidiano da entidade. Estou orgulhoso com o entusiasmo e comprometimento do nosso time”, afirma ele empolgado com a disposição e diante da participação dos profissionais da advocacia de Blumenau e Pomerode no encontrou que durou quase seis horas.
Entrega de credenciais e fortalecimento da jovem advocacia
A diretoria deliberou uma significativa alteração nas solenidades de entrega de credenciais. A iniciativa busca valorizar o momento de ingresso dos novos advogados, transformando a ocasião em um momento especial, acompanhado de apresentações institucionais e integração com autoridades. A primeira edição está prevista para fevereiro, com a organização liderada pela Secretária-Geral Patrícia Ribas Athanázio Hruschka.
Defesa de prerrogativas e denúncias no Presídio Regional
A reunião abordou com prioridade as denúncias recebidas sobre maus-tratos no Presídio Regional de Blumenau (PRB), incluindo relatos de suspensão de energia, água e alimentação, além da falta de atendimento médico. Ficou definido que será agendada, com urgência, uma reunião com a direção do PRB para apurar os fatos e buscar soluções. Também serão realizadas visitas institucionais ao prefeito, autoridades de segurança pública e órgãos judiciais.
Reestruturação do setor de ética e reforma na sede
A Subseção anunciou uma grande reestruturação no setor de ética para agilizar os processos disciplinares e aumentar a eficiência. A iniciativa ocorre após Blumenau ser apontada pela corregedoria do TED, como uma subseção com sérios problemas de resolutividade na área.
Nomeações e ações institucionais
Durante o encontro, foram definidos os nomes para presidências de comissões temáticas, incluindo Direito Penal, Direito das Famílias, Direito Tributário, entre outras. A coordenação das relações institucionais foi atribuída ao Dr. Romualdo Paulo Marchinhacki, que representará a Subseção em interações com o poder público e na organização de eventos conjuntos.
Planejamento e próximos passos
A reunião reforçou o compromisso da OAB Blumenau com a valorização da advocacia e com a implementação de projetos que promovam capacitação, integração e melhorias estruturais. A Vice-presidente Maria Teresinha Erbs, com seu tradicional senso de agregação, parabenizou o empenho da equipe e destacou a importância de tornar a Subseção uma referência em protagonismo institucional e produtividade no Estado.