OAB Blumenau participa do 120º Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/SC em São Bento do Sul
- Notícias
- Publicado em 16/03/2026

A OAB Blumenau participou do 120º Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Santa Catarina, realizado nos dias 13 e 14 de março de 2026, no município de São Bento do Sul. O encontro reuniu lideranças da advocacia catarinense para debater temas institucionais relevantes e discutir propostas voltadas ao fortalecimento da profissão e ao aprimoramento do acesso à Justiça.
Representando a Subseção de Blumenau, esteve presente o presidente da OAB Blumenau, Dr. Pedro Cascaes Neto, que acompanhou as discussões ao lado de representantes da advocacia catarinense e da diretoria da Seccional. Também participaram do encontro, representando a Subseção, a tesoureira Dra. Raquel Jacintho, a coordenadora-geral das Comissões, Dra. Sabrina Knihs de Medeiros, e a secretária-geral da OAB Blumenau, Dra. Patrícia R. Athanázio Hruschka.
A abertura do encontro foi conduzida pelo presidente da OAB/SC, Dr. Juliano Mandelli, com a participação da vice-presidente da Seccional, Dra. Gisele Kravchychyn, e do presidente da CAASC, Dr. Pedro Miranda.
Durante o colégio, foram apresentadas iniciativas voltadas à modernização da advocacia, ao fortalecimento institucional da Ordem e à ampliação de serviços à classe, incluindo temas como empreendedorismo jurídico, inovação, banco de oportunidades, avanços na área de recursos humanos e novos serviços de assistência à advocacia catarinense.
Entre os destaques da programação, o presidente da OAB Blumenau apresentou aos colegas presidentes de subseções a programação da Conferência Estadual da Advocacia, evento que será realizado em maio, na cidade de Blumenau, reunindo profissionais do Direito de todo o estado para debater os desafios contemporâneos da advocacia.
Para Pedro Cascaes Neto, a realização do encontro em Blumenau representa um momento importante de integração da advocacia catarinense.
“Blumenau terá a honra de receber advogadas e advogados de todo o estado para um grande encontro da advocacia catarinense. Será um espaço de diálogo, atualização profissional e fortalecimento institucional da nossa classe”, destacou o presidente.
Além das apresentações institucionais, o Colégio de Presidentes também analisou diversas proposições apresentadas pelas subseções, abordando temas como prerrogativas profissionais, acesso da advocacia aos sistemas judiciais, honorários da advocacia dativa, uniformização de procedimentos institucionais e melhorias na relação entre advocacia e órgãos públicos.
Entre as proposições apresentadas pela Subseção de Blumenau, destacaram-se iniciativas voltadas à defesa das prerrogativas profissionais, ao fortalecimento do diálogo institucional com órgãos públicos e à busca por maior segurança jurídica na atuação da advocacia, especialmente em temas relacionados às Varas Estaduais Bancárias e à comunicação institucional entre a Ordem e diferentes órgãos da administração pública.
Ao final do encontro, os presidentes das subseções trabalharam na elaboração da Carta do 120º Colégio de Presidentes, documento que reunirá as principais deliberações e encaminhamentos institucionais definidos durante o evento e que será posteriormente divulgado pela Seccional.




[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox"]
