30/06 – Conselheiros da OAB Blumenau conhecem o trabalho do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos

20220629 cepread site

Os conselheiros municipais da subseção Blumenau da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conheceram na reunião do dia 23 de junho um pouco do trabalho do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O convite para que representantes do órgão participassem da reunião do conselho partiu da Comissão de Direito dos Animais da OAB Blumenau.

As informações foram passadas pela gerente geral do Cepread, a médica veterinária Raquel Brodbeck. Durante a apresentação ela explicou como funciona o órgão criado em 2014.

Raquel citou alguns serviços prestados pelo órgão, como o atendimento médico a animais errantes, comunitários e apreendidos; auxílio na fiscalização de maus tratos por meio de avaliação e relatório técnico; castrações, programa de adoções e educação em bem-estar animal. Diferente do que muita gente pensa, o Cepread não recolhe animais.

A médica veterinária também explicou os motivos da paralisação no atendimento em novembro do ano passado. Hoje, 70 animais entre cães e gatos vivem na estrutura, que fica na Itoupava Central.

Raquel conta que eles já chegaram a ter 120 animais, mas isso não garantia a eles o bem-estar necessário. A estrutura não tem como abrigar mais animais.

Para a coordenadora da Comissão de Direitos dos Animais da OAB Blumenau, a advogada Melissa Carneiro Wolff, o objetivo da apresentação foi fazer com que os advogados, que também são formadores de opinião, conhecessem melhor a estrutura.

Melissa diz que é importante que a sociedade saiba que o Cepread não trabalha sozinho. O órgão é apenas uma parte do sistema e a sociedade tem parcela da responsabilidade que costumeiramente é atribuída ao poder público, ONGs e protetores independentes.