30/05 – Comissão de Direito do Trabalho da OAB Blumenau define quatro metas no plano de ação para 2022

20220528 trabalho site 002

 

O plano de ação da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Blumenau foi avaliado e aprovado pela diretoria na quinta-feira, 26 de maio. O planejamento foi apresentado pelo coordenador do grupo, o advogado Thiago Sevegnani Baehr.

Os integrantes da comissão querem abrir e manter o diálogo com a Justiça do Trabalho de Blumenau. A ideia é otimizar as tarefas da advocacia da cidade com a adoção de procedimentos unificados. Nesse sentido o grupo já coleciona algumas conquistas, como a unificação dos prazos para contestação, réplica, especificações de provas e razões finais. Mesmo assim, há trabalho a ser feito em pontos como o agendamento presencial das instruções.

Outra meta definida no plano de ações é pesquisar e debater sobre a necessidade de especialização dos peritos da Justiça do Trabalho. Os advogados pretendem, com isso, buscar mais dinamismo na atividade, centrado nas necessidades do caso concreto.

A comissão também deve organizar um evento sobre síndrome de burnout, assédio moral no ambiente de trabalho e consequências ao trabalhador e à empresa. Para levar informação de qualidade aos participantes, a ideia é buscar a parceria de outras comissões da OAB Blumenau, como as de Direito Empresarial, Direito da Saúde, Direito Previdenciário e Eventos.

Por fim, os advogados que fazem parte da Comissão de Direito do Trabalho pretendem trabalhar em um curso com temática recursal focada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e no Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é reunir conteúdo direcionado para advogados e estudantes de Direito para promover a continuidade da formação jurídica e a maior performance nos recursos de estrito Direito, buscando sempre o destaque pela especialização técnico-profissional dos advogados trabalhistas da subseção.