27/01 – Projeto “OAB Por Elas” será implementado em breve
- Notícias
- Publicado em 27/01/2022
O projeto “OAB Por Elas” teve novo capítulo com vistas à sua efetiva implementação em Blumenau. A diretoria da Subseção recebeu, no último dia 20, a advogada Aline Nazário e se inteirou das ações desenvolvidas para viabilizar a iniciativa que ampara a mulher em situação de violência, bem como àquelas necessárias para efetivar o projeto.
Os gestores acordaram que farão, oportunamente, uma visita ao delegado da DPCAMI – Delegacia de Polícia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso e à sala dos advogados naquela unidade para avaliar a estrutura e alinhar conjuntamente a definição de um local mais acolhedor para promover o atendimento às vítimas.
Outro importante anúncio feito nesta reunião, é que esta advogada, que acompanhou todas as fases desta implementação na Subseção, continuará à frente do projeto.
Saiba mais sobre o “OAB por Elas”
Este projeto tem o objetivo de oferecer amparo à mulher em situação de violência, através de atendimento resolutivo, feito por advogadas voluntárias.
O projeto consiste em prestar assistência gratuita e voluntária às mulheres de baixa renda, cientificando-as sobre os encaminhamentos necessários para que a vítima seja efetivamente acolhida e possa ter o atendimento psicológico, jurídico e assistencial necessário para a superação deste momento, com medidas dirigidas à cessação da violência sofrida e busca pela punição dos responsáveis.
Em caso de ação judicial, estas mulheres também contarão com o acompanhamento jurídico importante, prestado pela Defensoria Pública. Elas também receberão suporte e acolhimento, oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMUDES.
No primeiro momento, os atendimentos serão realizados pelas advogadas na Delegacia, em períodos que oportunamente serão definidos. Uma escala será atualizada mensalmente.
Confira o edital, com informações do projeto, acessando aqui. O formulário de inscrição da advogada interessada em atuar nesta iniciativa, está disponível aqui.
Todas as advogadas interessadas que aderirem, receberão um curso com as informações pontuais sobre este atendimento. Lembramos que o serviço é voluntário e neste momento, não se destina a propositura de ações, mas sim de um atendimento jurídico-social.