DSC00338

“Nosso objetivo é inserir o jovem advogado na vida da OAB”

Muito engajada e participativa, a Comissão do Jovem Advogado da Subseção de Blumenau tem como principal objetivo inserir o jovem advogado na vida da OAB. Esta é a opinião do coordenador da Comissão do Jovem Advogado, Harry Ern Júnior. Nesta entrevista, fica evidente que esta comissão é a “porta de entrada” de todos o que iniciam a vida profissional. É por isso, que a comissão tem um papel importante na recepção, aperfeiçoamento e orientação dos jovens advogados. O grupo ajuda com frequência da preparação de eventos, e atualmente está organizando um Happy Hour para integrar os profissionais. O próximo evento será dia 18 de junho. Participe!
Clique aqui e conheça um pouco mais da Comissão do Jovem Advogado.

O senhor iniciou sua participação como integrante de Comissão Jovem Advogado (CJA) e, logo depois, assumiu a coordenação. Poderias explicar brevemente que o fez mudar de posição?
Faço parte de uma Comissão formada quase concomitantemente. No início, quando ainda era coordenada pela Dra. Bruna Luiza Gilli, que ainda é integrante da Comissão, estabelecemos alguns parâmetros visando fortalecer a jovem advocacia blumenauense. A mudança na coordenação foi uma surpresa, pois todos os integrantes estavam e ainda estão engajados no mesmo propósito. Importante destacar que todos os eventos são discutidos com os membros e as decisões são tomadas conjuntamente, com a delegação de tarefas.
 
Quais são de fato e na prática as funções da Comissão Jovem Advogado? O que ela traz de benefício?
A Comissão do Jovem Advogado foi criada com o intuito de cumprir com alguns anseios do profissional em início de carreira. Por saber que esta é a fase mais complicada na carreira da advocacia, a CJA fomenta o aperfeiçoamento profissional, minimizando estas dificuldades com a preparação do profissional para o mercado, com cursos não só na esfera jurídica, mas também voltado para a gestão de escritórios, carreiras e no trato com clientes e outros advogados. Além disso, temos como um dos principais objetivos a integração do jovem advogado com toda a classe, possibilitando a inserção do jovem advogado na vida da OAB e tornando mais fácil a troca de experiências com profissionais mais longevos e com maior bagagem. Defendemos ainda a ampliação dos benefícios e incentivos destinados aos jovens advogados, bem como a manutenção daqueles que já existem. Atualmente, a jovem advocacia é beneficiada com o desconto no valor de sua anuidade e com valor diferenciado nas inscrições de cursos fornecidos pela OAB e seus braços de atuação. São conquistas importantíssimas e que merecem toda a atenção para que sejam, cada vez mais, consolidadas e disseminadas.
 
Atualmente, como avalia as iniciativas desta Comissão realizadas em prol dos profissionais em início de carreira?
A CJA, por meio de todos os integrantes, vem desenvolvendo um trabalho de verdadeira aproximação dos jovens advogados com a OAB, criando instrumentos facilitadores de contato estando, sempre que possível, presente aos eventos da OAB e recepcionando os novos profissionais no recebimento de suas credenciais. A avaliação das atividades é muito positiva e tem surtido efeito, ao passo que a adesão aos eventos promovidos tem sido cada vez maior e está se iniciando uma mudança cultural que resultará, certamente, em maior participação nas atividades institucionais da OAB por parte dos advogados. A Comissão do Jovem Advogado de Blumenau possui um canal de comunicação por meio do site da OAB de Blumenau, no link da Comissão, e também uma página no Facebook (Comissão Jovem Advogado – OAB Blumenau), onde divulgamos eventos e disponibilizamos o espaço para debates e um convívio mais aproximado dos jovens advogados. Clique aqui e curta a fanpage.
 
A Comissão Jovem Advogado promoveu recentemente Ciclo de Palestras sobre Gestão de Escritório e Carreiras na Advocacia Atual. A iniciativa foi bastante producente. Quais são os projetos versando sobre o aperfeiçoamento profissional para próximo semestre?
O Ciclo de Gestão de Escritórios e Carreiras na Advocacia Atual, que foi promovido em parceria com as Comissões de Direito Empresarial, de Ensino Jurídico e de Direito Digital foi um sucesso. Os temas abordados estavam ligados intimamente com o início da carreira da advocacia e trouxeram esclarecimentos de grande utilidade para o dia-a-dia. Para o próximo semestre, já iniciamos as conversas para um novo ciclo de palestras, abordando outros temas, incluindo, entre eles, as mudanças trazidas pelo Novo Código de Processo Civil, que deverá ser objeto de intenso debate na medida em que sua vigência se aproxima.
 
Esta agendada para próximo dia 18, uma edição reformulada do Happy Hour dos Advogados. Qual o principal objetivo destas confraternizações? Estas atividades serão periódicas?
O objetivo é aproximar toda a classe de advogados em um momento de descontração, propiciando a troca de experiências e conhecer os advogados que atuam em nossa região. Nestes eventos formam-se parcerias, criam-se amizades, gerando a integração entre a OAB e os advogados e advogadas. A intenção da CJA é tornar o Happy Hour dos Advogados periódico e usar melhor o espaço que temos disponível na nossa belíssima sede, levando, cada vez mais, o advogado para dentro da OAB.
 
O senhor participa com frequência de encontros estaduais reunindo jovens advogados. Quais são as principais demandas estaduais? E o que está sendo feito?
As dificuldades que encontramos aqui também são sentidas em todo o Estado. Atualmente, tem-se discutido muito sobre o combate ao aviltamento dos honorários, principalmente com relação aos honorários cobrados por advogados que prestam serviços de correspondência. Com isso, criou-se uma tabela média estadual de honorários para serviços de correspondência, a qual foi recentemente encaminhada ao Conselho Seccional para análise, visando incorporar os diversos serviços de correspondência aos demais valores da tabela de honorários existente, criando, assim, um referencial para cobrança e, consequentemente, evitar o aviltamento dos honorários e valorizar o advogado. Em setembro, ainda em dia a ser confirmado, será realizado o I Encontro Estadual de Jovens Advogados de Santa Catarina, na cidade de Joinville, ficando, desde já, o convite para que todos os jovens advogados de Blumenau e região participem, trazendo suas sugestões, suas dúvidas e sua colaboração. Também está sendo discutido o Plano Estadual de Incentivo à Jovem Advocacia, englobando, entre outros assuntos, a criação de um canal de defesa das prerrogativas dos jovens advogados, a remuneração digna dos jovens advogados, instituindo um piso ético salarial, a integração dos jovens advogados à instituição e benefícios para sua capacitação e aperfeiçoamento profissional.
 
A Comissão Jovem Advogado participa de todas as solenidades de entrega de novas credenciais. Atualmente há 875 mil advogados em todo país. Qual o principal conselho que o senhor dá àqueles que acabam de ingressar na Advocacia?
Nos últimos anos, vimos um crescimento exponencial do número de advogados em nosso país. Com este crescimento, sempre surgem novos desafios e, com os desafios, novas oportunidades. Aos jovens advogados deixo a mensagem de que com paciência, perspicácia, conduta pautada nos princípios éticos e morais e muita dedicação o sucesso profissional virá como consequência. A Comissão dos Jovens Advogados de Blumenau fica à inteira disposição dos jovens advogados, reforçando o convite para que participem das atividades desenvolvidas pela OAB e mantenham-se atualizados por meio dos nossos canais de comunicação.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.