fotodrgilson

“Passamos a ser o elo entre a Subseção de Blumenau e os advogados de Pomerode”

Ser o elo entre a Subseção de Blumenau e os advogados de Pomerode. Este é um dos diferenciais da Comarca de Pomerode. Quem responde pelo setor é o advogado Gilson Marques Vieira. Nomeado como delegado para atuar na representação da Delegacia de Pomerode no âmbito da Subseção de Blumenau em março de 2014, Vieira já imprimiu um ritmo diferente de gestão e conduz algumas obras importantes, como a ampliação da sala de atendimento que fica o Fórum. O próximo passo é buscar mais funcionários para auxiliar o atendimento.
Clique aqui e conheça um pouco mais da Comarca de Pomerode.
 
Esta é a primeira vez que a Comarca de Pomerode vota e indica seu representante. Como o senhor avalia esta nova sistemática?
Considero uma evolução. A escolha por maioria torna o cargo legítimo. É de extrema necessidade a administração de problemas envolvendo as problemáticas locais. Não era coerente recorrer à Subseção de Blumenau, auxílios sobre detalhes de qualquer natureza.  A situação prestigia soluções caseiras, sem que haja maiores dificuldades logísticas.
 
Quais são as principais atribuições desempenhadas pelo senhor representando a Comarca?
Diversas são as atribuições, entre elas a administração da sala da OAB, da funcionária e equipamentos. O atendimento de colegas, o empenho na solução de conflitos e reclamos, representar a classe perante os diversos órgãos do judiciário, interagir com atividades de interesse social e público, organizar eventos, e principalmente, ser o elo entre a Subseção de Blumenau e os advogados de Pomerode.
 
Quais as principais demandas da Comarca e qual a perspectiva para solucionar estes impasses?
Um grande trabalho desenvolvido pela OAB em Pomerode é o atendimento ao público necessitado. Isso porque, a defensoria pública não atua nessa Comarca, ficando ao encargo da OAB o desenvolvimento desse trabalho. Para tanto, foi necessário desenvolver uma sistemática de organização própria, com a indicação de profissionais para atendimento de inúmeras situações. Por outro lado, também é necessária a constante busca na fixação de justos honorários, que até o momento, infelizmente precisam ser objeto de ação para serem recebidos.
 
Como o senhor avalia a reforma do Fórum da Comarca? Ele atenderá as expectativas?
A reforma do Fórum é um grande sucesso. Inicialmente, foi ampliada a construção, dobrando a estrutura física. Posteriormente, iniciou-se a reforma da edificação já existente, que já se encontra em fase de acabamento. Posteriormente se fará a unificação das estruturas que será suficiente para atender a atividade jurisdicional por muitos anos.
 
Quais são os projetos a serem implementados?
Os projetos mais importantes prestigiam os jurisdicionados e advogados, pois com a conclusão da obra, se pretende conquistar uma sala mais ampla que possa suportar o aumento progressivo de colegas e o atendimento ao público. Além disso, lutamos pelo aumento de funcionários da Comarca, pois apesar da conquista da 2ª Vara programada para instalação ainda esse ano, não foram destacados funcionários suficientes para assumirem as necessidades da Comarca.
 
Quantos advogados atuam na comarca de Pomerode? E qual a estrutura da Comarca: quantas comissões estão instaladas, quantos funcionários, estagiários...
Apesar do grande crescimento, Pomerode ainda é uma Comarca pequena, contendo em torno de 35 profissionais e apenas uma funcionária. Não há comissões formalmente criadas, porém, muitos colegas auxiliam nas tarefas, pois temos excelentes colegas empenhados no bem comum.

 

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.