braga-ampe1

“Pregamos a união, que nos levará sempre a alcançar nossas reivindicações”

Este é o pensamento do novo presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (AMPE). Carlos Braga Mueller foi empossado dia 1º de dezembro. A posse festiva, entretanto, ocorrerá em março. A chapa liderada por ele foi a única a disputar as eleições ocorridas em novembro do ano passado. Braga, que já tem passagem por vários outros cargos na AMPE tem como metas criar uma Lei Geral da MPE em Blumenau e também aumentar o número de associados. Confira a entrevista.

Quem é Carlos Braga Muller

Eleito para o biênio 2015/2016, o jornalista profissional autônomo, Carlos Braga Muller tem grande passagem pela AMPE Blumenau. Em 2006, na gestão do então presidente Airton Pires de Moraes, foi eleito membro do Conselho Deliberativo. Nos anos de 2006/2007, foi presidente do Conselho. Na gestão seguinte, da presidente Sônia Medeiros, foi reeleito para integrar o Conselho Deliberativo.Nas gestões que se seguiram, dos presidentes Amarildo Ramos e Carlos Pintarelli, exerceu o cargo de Gerente Executivo da AMPE. “Esta experiência fez com que eu fosse indicado para compor a chapa que concorreu às eleições para o biênio 2015/2016. Fui honrado com a indicação para a Presidência da entidade”.

Expectativas

As expectativas para este mandato são muitas: principalmente o desenvolvimento, com qualidade, de processos de capacitação empresarial.Pretendemos alicerçar cada vez mais a necessidade de nossas vozes serem ouvidas em Brasília, pois um dos grandes desafios é o de correr atrás do tratamento diferenciado e favorecido que deve ser dispensado às micro e pequenas empresas, conforme está preceituado nos artigos 170 e 179 da Constituição Federal”, disse Braga.
Ele lembra que foi graças ao movimento surgido em Blumenau em 1984, quando foi fundada a Acimpevi, hoje AMPE Blumenau, que várias conquistas foram sendo contabilizadas pelo segmento empresarial. Entre elas, Braga cita o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, a criação do Simples Nacional, hoje conhecido como SuperSimples, e mais recentemente a criação da Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa, que tem status de Ministério. “O Ministro Guilherme Afif Domingos já reconheceu publicamente que a AMPE de Blumenau foi pioneira, a primeira entidade do país a congregar os empresários das pequenas empresas. O Ministro dispõe-se ao diálogo com as bases, o que é muito importante”, comentou.
Nossa batalha é para que se aumente o teto das tabelas do Simples. O valor de se faturar R$ 3 milhões e seiscentos mil por ano para se estar no Simples deve ser dobrado, passando para 7 milhões e duzentos mil, estimulando a produção nacional. Pelo menos esta é nossa reivindicação e também a intenção do Ministro”, disse.

União

O novo presidente da AMPE Blumenau destaca que 99% das empresas formais de Santa Catarina são micros e pequenas, o que acontece igualmente em nível nacional. “Por isso pregamos a união, que nos levará sempre a alcançar nossas reivindicações”, frisou.

Nosso Estado já possui a Lei Geral da MPE, sancionada no ano passado pelo governador Raimundo Colombo, para cujo texto foi primordial o apoio da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc).

Braga observa que, em Blumenau, uma Comissão de Vereadores, uma outra comissão de entidades empresariais e a Diretoria da Microempresa da Prefeitura, estão elaborando em conjunto um ante-projeto da Lei Geral da MPE do nosso Município. “Esperamos que em breve o documento se transforme em lei!”, almeja.

Meta

Uma das metas da nova gestão é aumentar o quadro social, hoje em torno de 1.200 associados. Para se associar à AMPE de Blumenau tem que ser proprietário de micro ou pequena empresa, autônomo ou empreendedor individual. Braga é associado à AMPE como jornalista profissional autônomo,

Confira a Nominata Eleita aqui