1DSC00083

Sucesso. Esta é a palavra que representa o que foi a Assembleia do Jovem Advogado realizado na quinta-feira (30 de outubro) na sede da OAB Blumenau. Além da representação de Blumenau e a Seccional, estiveram presentes representantes das subseções de Indaial, Timbó, Jaraguá do Sul e Joinville. “A assembleia foi muito produtiva, com troca de experiências, ideias e sugestões”, disse o coordenador da Comissão do Jovem Advogado de Blumenau, Harry Ern Jr.

A Comissão do Jovem Advogado de Blumenau reiterou o pleito de instalação da Central de Inclusão Digital na Subseção, nos moldes implantados em Florianópolis. Já, as Subseções de Timbó e Indaial reivindicaram, ao menos, que a OAB busque parceria com empresas de TI das respectivas subseções, disponibilizando, de acordo com a necessidade, técnicos capacitados para prestar o suporte aos problemas enfrentados diante da implantação do processo eletrônico.“Nosso discurso foi de união da jovem advocacia da região e de todo o Estado, visando à conquista de maior isonomia, respeito e valorização de todos os jovens advogados”, disse Harry Ern. Jr.

Além disso, foi discutida, em forma de amplo debate com os jovens advogados presentes, questões como a implementação de um curso de gestão de escritório, ficando registrado o pleito de que este curso deverá ser implementado em módulos programáticos, com duração por tempo suficiente para a abordagem mais aprofundada da questão e voltada para a realidade da jovem advocacia da região, possibilitando, inclusive, a disponibilização do conteúdo on-line.

A Comissão do Jovem Advogado da Seccional apresentou os trabalhos que promovem e comentou principalmente sobre o Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro, cujo provimento foi instituído pelo Conselho Federal da OAB. Dentre outras diretrizes, este Plano busca a alteração legislativa do artigo 63, parágrafo 2º do EOAB (Lei 8.906/94), para reduzir a cláusula de barreira para três anos, e ainda proporcionar ao jovem advogado qualificação e incentivo para montar e gerenciar seu próprio escritório de advocacia.

Questões como a valorização da jovem advocacia, do tratamento e do respeito com os jovens advogados também foram abordados de forma bastante aberta entre os participantes. Veja fotos aqui