DSC00072

Dois importantes temas foram discutidos segunda-feira (18 de agosto) no segundo Módulo do Ciclo de Estudos promovido na OAB Blumenau: Advocacia perante Tribunais: Técnicas de Sustentação e Advocacia Criminal: Atuação Administrativa e Judicial. O público novamente acompanhou e participou dos debates.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da OAB Blumenau César Wolff e coordenada pelas comissões de Ensino Jurídico e Jovem Advogado, comandados, respectivamente pelos advogados Maria Teresinha Erbs e Harry Ern Júnior.

O primeiro palestrante da noite foi o professor Fernando Henrique Becker Silva, que falou sobre Técnicas de Sustentação.

Silva falou sobre como é a ordem dos processos nos tribunais na teoria (o que a lei prevê) e na prática (como funciona na realidade), refletindo e ponderando sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos advogados que atuam nos tribunais de2º grau e superiores. Em seguida, tratou sobre a conveniência do uso de memoriais como estratégia para o êxito dos recursos, sobre porque fazê-los e como fazê-los, além da importância da realização da sustentação oral nos julgamentos em órgãos colegiados, passando dicas de como fazer sustentação oral de forma eficiente e eficaz.

O segundo palestrante, o advogado Jaime Cesar Butzke, falou sobre a Advocacia Criminal, Atuação Administrativa e Judicial. Sua explanação foi centrada no relacionamento entre juízes, promotores e advogados. Segundo ele, ainda há muito problema de relacionamento profissional entre estes três pilares, muitas vezes, por conta dos próprios advogados que têm pouca experiência no trato com juízes e promotores. Butzke complementou com experiências vividas por ele mesmo e sugeriu, como conselho, que os advogados precisam ajudar a resolver problemas e não criar novos problemas. Veja fotos aqui

Este evento fez parte da programação do Mês do Advogado. O próximo e último módulo será no dia 25 de setembro e vai abordar o tema Previdenciário, Tributário e Trabalhista. Inscrições aqui e mais informações aqui.