Notícias

A importância da Pesquisa de Satisfação enquanto instrumento de legitimidade das reivindicações da OAB

A utilização de instrumentos de que possibilitem a aferição dos anseios, das dificuldades e oportunidade de melhorias que o Advogado depara-se todos os dias no exercício de sua profissão, nas repartições públicas, nos Fóruns, nas Delegacias, junto ao Ministério Público, no Sistema Prisional, é fundamental para que a OAB possa, representando o Advogado, melhor auxiliar na Administração da Justiça.

Foi com esse desiderato que a OAB, Subseção de Blumenau, abraçou o projeto pioneiro de lançar uma pesquisa de satisfação do Poder Judiciário, no âmbito das Comarcas de Blumenau e Pomerode. Lançada em Dezembro de 2013, a pesquisa foi totalmente informatizada e teve duração de 90 dias. Os dados obtidos e a análise de seus resultados proporcionam à OAB importantíssimo instrumento para definição de prioridades e legitimidade, junto aos órgãos públicos, na reivindicação dos pleitos de todos os Advogados. Afinal, são quase dois mil advogados atuantes que em seu labor diário, na defesa dos direitos de seus clientes, interagem diretamente com todos os órgãos da Federação.

Os resultados obtidos foram esclarecedores e importantes na medida em que conferem substrato empírico e legitimidade aos anseios, insatisfações e solicitações de providência que de outro modo ficariam mais no campo do senso comum dos profissionais que diariamente enfrentam esses dificuldades no exercício da profissão. Nesse sentido, a pesquisa captou com precisão a insatisfação generalizada no que se refere ao tempo de tramitação dos processos; a insatisfação com a inoperância dos Juizados Especiais em Blumenau; as dificuldades junto a Vara de Direito Bancário, dentre outras.

Mas não apenas as insatisfações foram captadas. Diversas avaliações extremamente positivas foram aferidas, fato que demonstra que mesmo num quadro de deficiências materiais, decorrentes da falta de estrutura como um todo, uma eficiente gestão dos recursos materiais e humanos disponíveis pode melhorar, em muito, a Administração da Justiça ao cidadão.

A experiência obtida com essa primeira pesquisa foi importante, também, para que pudéssemos planejar formas de simplificar o preenchimento dos formulários, a fim de permitir que o Advogado possa escolher responder aos formulários apenas das áreas quem que atua. Essa solução, aliada à redução do número de perguntas irá proporcionar uma significativa redução no tempo de resposta, facilitando e permitindo que mais Advogados se manifestem.

Por essa razão, a OAB Subseção Blumenau, lançará uma série de questionários pontuais, com o objetivo de captar a opinião dos advogados de Blumenau e Pomerode sobre uma série de pontos relevantes da Administração da Justiça e das comunidades nas quais estamos inseridos. A nova enquete abordará justamente a situação precária e degradante do Presídio Regional de Blumenau e do descaso do Poder Público que já se perpetua há décadas sem solução, cujo lançamento está previsto para próxima semana.

A participação dos Advogados, manifestando-se ativamente nessas pesquisas de opinião, é fundamental na medida em que melhor definem os focos de atuação da Subseção, ao mesmo tempo em que conferem legitimidade aos pleitos para solução das deficiências apontadas.

Dante Aguiar Arend - Coordenador Comissão Prerrogativas Profissionais e Assuntos Judiciários

 

Levantamento: OAB Blumenau avalia atendimento do Judiciário

Pesquisa registra pontos considerados mais positivos e negativos pelos advogados

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.