Notícias

DSC00065

  Parcerias entre a OAB e amplo Sistema Cultural são temas abordados na reunião inaugural do Conselho da Subseção

O presidente da Fundação Cultural de Blumenau Sylvio Zimmermann Neto participou da primeira sessão do ano no Conselho desta Subseção, realizada em 21 de fevereiro. A iniciativa foi capitaneada pelo conselheiro e coordenador da Comissão da Cultura da OAB/Blumenau Fernando Henrique Becker Silva. Na oportunidade, o convidado fez sua explanação acerca das principais ações promovidas pela Fundação e apresentou proposta de parcerias com a entidade.

Confira a entrevista:

OAB - Qual a razão da sua participação nesta reunião do Conselho da OAB? 

SZ - São duas as razões importantes que motivam esta reunião. A primeira é falar um pouco sobre o grande sistema cultural da cidade, que tem como eixo a Fundação Cultural Blumenau - FCBlu. A segunda razão é mostrar para a OAB algumas possibilidades concretas de interação e parcerias.   

OAB - Qual é o papel da Fundação Cultural de Blumenau ? 

SZ - A FCBlu é a instituição responsável pela criação e execução política cultural da cidade,  além de servir de plataforma para todas as linguagens artísticas.  Sob a égide da FCBlu estão as mais elevadas expressões humanas: as artes e as ciências. Fazem parte da FCBlu o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, com todos os documentos do Executivo, Legislativo e do Judiciário desde a fundação da cidade; o Museu da Família Colonial; Museu de Hábitos e Costumes; o Mausoléu Dr. Blumenau;  o Museu de Arte de Blumenau e um grande acervo de obras de arte;  a Banda Municipal de Blumenau; o Centro de Literatura Alemã; o  Centro de Literatura Braille; o Centro Cultural da Vila Itoupava; e a Biblioteca Pública Municipal Fritz Muller. Além disso, temos diversas ações, como, por exemplo, a edição da Revista Blumenau em Cadernos, Biblioteca Ambulante, Pão e Poesia,  e ainda instrumentos de fomento à produção cultural como o Fundo Municipal de Apoio à Cultura. 

OAB - Quais são as possibilidade de parcerias entre a OAB e este amplo Sistema Cultural? 

SZ - A OAB é parte integrante deste sistema, já possui uma atuante Comissão Cultural, presidida pelo Dr. Fernando Henrique Becker Silva que nos apóia no sentido de estruturação jurídica e disseminação das informações da Cultura, mas, podemos avançar.  Nossa principal proposta neste momento é que a OAB faça uma grande campanha de assinaturas da Revista Blumenau em Cadernos. Em contrapartida, oferecemos a possibilidade de advogados publicarem artigos sobre a história do Direito em Blumenau e região, seja por meio de entrevistas, pesquisas e até mesmo artigos científicos, pois a Revista possui ISSN qualificado no sistema Qualis e ainda temos a Editora Cultura em Movimento com registro ISBN que pode servir como suporte para a publicação de livros e artigos. As outras propostas envolvem financiamento de ações culturais em troca de cortesias para acesso aos museus, teatro, cinema, para funcionários da OAB e advogados, e até mesmo ações personalizadas como palestras. 

OAB - A Fundação Cultural tem uma agenda intensa e descentralizada e tem tido um grande destaque na mídia, há uma nova efervescência cultural na cidade? 

SZ -  Realizamos mais de 500 eventos em 78 locais diferentes da cidade no ano de 2013. Estabelecemos parcerias que nos permitiram trazer para Blumenau grandes exposições internacionais. O Fundo Municipal apoiou publicação de livros e de cds, e a realização de espetáculos. Nossos museus, incluindo o Museu de Arte, ficam abertos de terça a domingo. Nosso trabalho não para, mas,  do meu ponto de vista, isso é apenas a ponta do iceberg. Nossa cidade possui um grande sistema cultural composto pela Fundação Cultural, sistema público de Educação, Teatro Carlos Gomes, SESC, clubes de Caça e Tiro e, fundamentalmente, de muita gente dedicada e com muito talento. A soma de todos os fatores influencia o resultado positivo e promove o destaque da nossa cultura.  

DSC00050

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.