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A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), em parceria com a Direção-Geral Judiciária (DGJ), implantou nesta semana o novo sistema de consulta a atos normativos internos, parte de um projeto mais amplo, que visa a criação de uma infraestrutura tecnológica que facilite a busca de documentos eletrônicos.

Ela segue o padrão utilizado na consulta a jurisprudência catarinense, e vem para melhorar a experiência do usuário, pois torna as consultas mais simples e completas. A base de pesquisa contemplará a busca de resoluções, atos regimentais e instruções normativas, com a possibilidade de expandi-la a outros contextos, caso necessário.

Dentre as melhorias da nova versão, destacam-se a pesquisa simultânea nas três bases de consulta, o uso de agrupadores no retorno da pesquisa, a disponibilização do conteúdo do documento em formato HTML e no formato original do arquivo, além de melhorias visuais e ergonômicas em relação às ferramentas anteriores. Mais que isso, o sistema proporciona melhor desempenho da busca em razão da substituição da infraestrutura tecnológica, e disponibiliza um canal de contato permanente com o usuário, o que permite a avaliação do serviço ofertado e o envio de sugestões para melhoria.

O retorno inicial obtido pela DTI na etapa de testes e avaliação foi bastante positivo. O responsável pela Seção de Gestão de Informações Corporativas, Sérgio Weber, reitera o caráter genérico da solução, com a possibilidade de implantação em outros contextos de busca. Com essas características, espera-se que a implantação de um novo sistema ocorra de maneira mais célere e otimizada.

Recentemente, foram iniciados outros projetos que estarão disponíveis em breve, com destaque para a jurisprudência administrativa e o sistema de consulta à produção intelectual do Judiciário de SC. Para orientar a implantação de novos sistemas, a partir da infraestrutura de busca desenvolvida, foi criada uma metodologia própria, que favorece o alinhamento das necessidades da área demandante com a ferramenta desenvolvida pela DTI.

Atuaram no projeto cerca de 20 profissionais - servidores da DTI, DGJ e Diretoria de Documentação e Informações -, que despenderam em torno de 180 horas na consecução do projeto. Estão disponíveis para consulta 1.802 resoluções, 130 atos regimentais e 23 instruções normativas.

Fonte: Site Poder Judiciário de Santa Catarina

Site: http://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action?cdnoticia=27752

Acessado em: 10/04/2013

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