O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, criticou nesta segunda-feira (25), durante a posse solene da diretoria da Seccional da OAB do Piauí e da Caixa de Assistência dos Advogados, a criminalização generalista da atividade pública, o que, segundo ele, pode ser um caminho, inclusive, para a instalação de regimes autoritários. “Todas as ditaduras foram implantadas no Brasil e no mundo após discursos generalistas que criminalizavam a todos e a OAB não fará coro com discursos autoritários”, disse Marcus Vinicius, muito aplaudido pelos cerca de 1000 advogados que participaram do evento, na sede da OAB-PI.

Também no entendimento do presidente da OAB, a entidade não pode se distanciar do debate político no País, mas sempre tendo o cuidado para não se tornar “comentarista de casos, mas sim protagonista de causas”. “A OAB não pode ser longa manus de governos federal, estadual ou municipal, mas também não pode ser linha auxiliar da oposição. A OAB deve ter uma relação equidistante ao debate partidário, mas participar de forma efetiva da política nacional, tendo posição sobre as grandes causas da República”, afirmou.

Marcus Vinicius falou ainda em seu discurso sobre as prioridades de gestão do Conselho Federal, entre elas, a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a luta pelos honorários de sucumbência. “Peço aos magistrados aqui presentes atenção aos honorários aviltantes fixados país afora”, pediu o presidente nacional da OAB.

Ao ser empossado no cargo de presidente da OAB do Piauí, Willian Guimarães também citou o acompanhamento da implantação do PJe no estado como uma das metas de seu mandato, que vai até 2016. “Precisamos preparar advocacia para um novo modelo que se apresenta, que é o de advocacia na internet”, explicou Willian, alertando para os problemas nos sistemas de telecomunicações no Piauí e no restante do País. “O nosso Brasil de dimensão continental não possui estrutura de internet suficiente. Ainda padecemos de deficiência de fornecimento até de energia em diversos municípios”, destacou.

Junto com Willian, tomaram posse na diretoria da OAB-PI Eduarda Mourão Eduardo Pereira de Miranda (vice-presidente), Sebastião Rodrigues Barbosa Júnior (secretário-geral), Antomar Gonçalves Filho (secretário-geral adjunto) e Geórgia Ferreira Martins Nunes (diretora financeira). Ednan Soares Coutinho Moura foi empossada na presidência da Caixa de Assistência dos Advogados. No Conselho Federal, representam o Piauí neste mandato José Norberto Lopes Campelo, Margarete de Castro Coelho e Mário Roberto Pereira de Araújo.

Durante a solenidade de posse, Marcus Vinicius recebeu uma placa de homenagem da OAB do Piauí pelos relevantes serviços prestados à advocacia do estado e pela eleição como presidente do Conselho Federal da OAB.

Também participaram da cerimônia o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Antonio Oneildo Ferreira; os presidentes das Seccionais da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz; a secretária-geral adjunta da OAB do Ceará, Roberta Duarte Vasques, representando o presidente da Seccional cearense, Valdetário Monteiro; o governador do Piauí, Wilson Martins; e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Marcelo Terto, entre outros.

Fonte: Site Conselho Federal OAB

Site: http://www.oab.org.br/noticia/25198/oab-critica-criminalizacao-generalista-da-atividade-publica

Acessado em: 26/02/2013