202405241302070

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a implantação do Certificado Digital do Tipo A3, focado no Acordo de Cooperação técnica (ACT) com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Esse tipo de Certificado será obrigatório para acesso ao Portal de Atendimento (PAT) para as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, que mantém o acordo com o INSS, como é o caso da Ordem Catarinense.

Os advogados com registro na OAB Santa Catarina terão de 22/07/2024 a 02/08/2024 para a migração do acesso com Certificado Digital do Tipo A3, a partir de quando poderão acessar o Portal de Atendimento pelo endereço "atendimento.inss.gov.br", com o mesmo login e senha atuais.

O Certificado Digital Tipo A3 pode ser obtido com:

Armazenamento Físico e Nuvem: Principalmente em dispositivos físicos como cartões com chip ou tokens criptográficos, com a opção de armazenamento em nuvem através de Hardwares de Segurança Módulo (HSM).
Validade: Três anos.
Uso Expandido: Necessário também para acessar sistemas judiciais como o PJe e Projudi.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC