5647177610

O Dia Nacional da Adoção, comemorado nesta quinta-feira (25/5), encontra mais de 3 mil inscritos no Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo de Santa Catarina (CUIDA). São todos pretendentes e interessados em adotar crianças cujas características desejadas, infelizmente, não encontram entre as 150 acolhidas em abrigos no Estado, já destituídas do poder familiar e aptas para a adoção. Isso porque possuem idade entre 10 e 15 anos, alguns com registro de enfermidades, outros em grupos de irmãos. Já 80% dos inscritos no CUIDA deixam claro suas preferências: crianças até três anos, sadias e preferencialmente do sexo feminino, sem irmãos.

Exigência da lei, mas que busca também reduzir a distância entre adotantes e adotados em seus respectivos perfis, cursos para pretendentes à adoção são cada vez mais comuns no Estado, onde tiveram início ainda em 2010. Eles tem por objetivo repassar informações, orientações e reflexões sobre a temática, assim como partilhar experiências e vivências sócio afetivas para pessoas interessadas em adotar. Busca também apresentar a realidade das crianças que efetivamente precisam ser adotadas, que são aquelas com idades entre oito e 15 anos, grupos de irmãos, que vivem em serviços de acolhimento, já destituídas do Poder Familiar, mas que não tem ninguém que as queira.

Diversas comarcas do Estado vão realizar eventos que marcarão o mês da adoção, de forma a instigar o debate e a reflexão sobre o tema. A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), em continuidade ao processo de divulgação, destaca as seguintes ações no Estado:

Blumenau - no dia 25 de maio, serão realizadas entrevistas com a OAB, o Ministério Público e o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Blumenau - GEAAB, em emissoras de rádio e de televisão; no dia 30, em reunião mensal do GEAAB, ocorrerá uma mesa-redonda com o depoimento da juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, mãe adotiva, e com a participação da OAB e do Ministério Público.

Balneário Piçarras - de 22 a 25 de maio, a 1ª Vara da comarca realizará o Programa de Preparação para Pretendentes à Adoção. No dia 25 de maio, ocorrerá evento no Salão do Júri com a palestrante Juliana Inês da Silva Gonçalves, presidente do Grupo de Apoio à Adoção "Laços Encontrados" de Itajaí, em que será apresentada proposta de criação do Grupo de Apoio à Adoção da comarca de Balneário Piçarras.

Rio do Sul - no dia 25 de maio, o Grupo de Apoio à Adoção "Anjos do Amor" promoverá palestra ministrada pela Sra. Hália Pauliv de Souza sobre "Adoção: exercício da fertilidade afetiva". A realização será no auditório do Instituto Federal Catarinense, situado na rua Abraham Lincoln, 210, bairro Jardim América, com início às 19 horas.

Lages - realizará reportagem em revista de ampla circulação local - Revista Expressiva - com entrevista sobre adoção.

Quilombo - dará início ao Programa de Preparação para Pretendentes à Adoção, que contará com a participação de 10 pretendentes, como forma de comemorar o Dia Nacional da Adoção.

São Lourenço do Oeste - no dia 25, por intermédio do setor de Serviço Social, promoverá um encontro com todos os casais que integram o Cadastro de Pretendentes à Adoção. No evento, palestrarão a assistente social Simone Bavaresco Zarzeka e a psicóloga Giliane Schmitz.

Itajaí - o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção está organizando uma atividade externa de divulgação com distribuição gratuita de fôlderes, flyers e livros sobre o tema.

Xanxerê - No dia 25 de maio, o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Amigos da Criança - GEAAX promoverá palestra com a doutora Lídia Weber, psicóloga e autora de livros na área.

Balneário Camboriú - O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida convida toda a comunidade para mesa-redonda no dia 25/5, às 19 horas, com o tema "O Processo de Adoção: Avanços e Desafios", na Univali - Balneário Camboriú, localizada na 5ª Avenida; e para o lançamento do livro "Quando Éramos Dois", de Ricardo José Zimmermann de Negreiros, com orientações sobre o processo de adoção, no Atlântico Shopping, às 17 horas.

Chapecó - O Grupo de Apoio à Adoção, no dia 29/5, às 19h15min, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFSS, promoverá o painel "Experiências de Amor", em que famílias compartilharão sua história e experiências. Inscrições no endereço www.grupoadocao.wixsite.com/chapeco

Para informações sobre adoção em Santa Catarina, acessar o endereço eletrônico http://www.tjsc.jus.br/web/infancia-e-juventude/adocao

Fonte: TJSC Site: http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/dia-nacional-da-adocao-nesta-quinta-pede-reflexao-sobre-exigencias-de-adotantes