20160909 093459

Uma iniciativa capitaneada pela OAB Blumenau no sentido de firmar convênio para digitalização do acervo físico da Vara de Direito Bancário desta Comarca vem avançado consideravelmente.
Na última reunião realizada no dia 9 de setembro, foi definida a forma de participação de alguns dos principais litigantes na Vara Bancária. Na semana passada, as partes interessadas receberam o termo ajustando estes procedimentos. Estima-se que em breve, a ação seja implementada.

Entenda
Em maio de 2016 foi feito levantamento junto a Vara de Direito Bancário da Comarca de Blumenau, quando constatou-se que tramitavam 21.791 processos, dos quais 15.016 eram físicos.
Diversos advogados que atuam junto a Vara de Direto Bancário buscam uma solução para o problema da morosidade no trâmite dos processos. Em várias reuniões com a juíza da Vara de Direito Bancário foi defendida a ideia de que um grande passo para a solução do problema é a digitalização do acervo físico de processos.
Em suma, almeja-se firmar um convênio tripartite entre as partes interessadas na digitalização dos processos: a OAB Blumenau, litigantes e uma empresa terceirizada, selecionada em conjunto pela OAB, partes interessadas e Vara de Direito Bancário, a qual caberá a digitalização do acervo, estimado hoje em 13 mil processos. As partes litigantes, caberá o aporte de recursos e o custeio do projeto de digitalização do acervo físico de processos, a ser indicado pela Vara de Direito Bancário. Já a OAB Blumenau intermediará esta negociação entre as partes envolvidas e acompanhará os serviços realizados pela empresa, entre outras atribuições.