2WP 001412

Uma conquista para Blumenau e para o Vale do Itajaí! Assim é que pode ser classificada a cerimônia de posse de 37 novos agentes penitenciários que vão atuar no Presídio Regional de Blumenau. Uma espera há mais de nove anos, esta solenidade ocorreu dia 27 de outubro, na sede da OAB Blumenau e reuniu autoridades judiciais e empresariais, entre elas, o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) Carlos Tavares D´Amaral; o diretor do Departamento de Administração prisional do Estado de Santa Catarina, Edenir Alexandre Camargo Neto; a juíza corregedora da 3ª Vara Criminal de Blumenau, Jussara Schittler dos Santos Wandscheer; da promotora de Promotora de Justiça, Jussara Maria Viana e do atual diretor do Presídio Regional de Blumenau, Marco Antônio Caldeira, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, e representantes do Conselho da Comunidade.

Com esta nova equipe serão ao todo 72 profissionais, divididos em grupos de 12 agentes que vão monitorar os atuais 960 detentos que hoje ocupam o Presídio Regional de Blumenau. O presidente da OAB Blumenau, César Wolff, lembrou que a iniciativa é fruto da união de forças de várias entidades em prol do bem estar da cidade. "Esta é uma conquista, sim. Mas não vamos parar. Precisamos do regime semiaberto, de uma vara de execução penal, entre outras coisas. Precisamos mostrar que Blumenau pode sair da pior posição na segurança pública para a melhor posição. E tudo depende da nossa união", disse Wolff.

"Nossa filosofia de trabalho é o respeito"
Durante a cerimônia de posse, o atual diretor do Presídio foi o primeiro a usar a palavra. Relembrou o início de sua atuação na unidade, há exatos sete meses. Caldeira assumiu em um momento conturbado. Momento em que Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) havia deflagrado a Operação Regalia, esquema que envolvia a diminuição das penas (remissões ilegais), facilitação de saídas momentâneas da prisão e de fugas, além do ingresso de drogas e celulares no presídio em troca de dinheiro ou bens materiais. Na ocasião, 39 pessoas foram presas, entre eles, 13 agentes penitenciários. "Assim que assumimos, implantamos como filosofia de trabalho o respeito e buscamos parcerias. Todas estas autoridades aqui presentes são nossos parceiros. E, mesmo com tanta dificuldade, nossos resultados são positivos", disse, destacando que deste que assumiu a unidade, não houve nenhum grande problema. Sobre os novos agentes ressaltou a importância de trabalhar em sinergia. "Somos funcionários públicos e temos que desenvolver nosso trabalho a contento", falou.

"Tivemos que cortar na própria carne"
O diretor do Departamento de Administração prisional do Estado de Santa Catarina, Edenir Alexandre Camargo Neto, também relembrou o momento difícil pelo qual passou o Presídio Regional de Blumenau no início do ano. "Tivemos uma grande decepção no início do primeiro semestre deste ano. E não vamos admitir isso novamente. Se tivermos que cortar na própria carne de novo, vamos fazer".

"Temos de mudar nossa postura"
Presente à solenidade, a promotora de Justiça Jussara Maria Viana também orientou os profissionais. "Temos que mudar de postura. Não podemos olhar os detentos como pessoas irrecuperáveis, mas sim, como pessoas como nós. Sejam agentes porque vocês querem ser. O trabalho com os detentos precisa ser feito de forma responsável e com respeito. O mundo muda quando o nosso comportamento muda", disse.

"Esta cerimônia é fruto do esforço concentrado das entidades"
Foi assim que a juíza corregedora da 3ª Vara Criminal de Blumenau, Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, definiu a cerimônia de posse dos novos 37 agentes. Ela falou da importância que este grupo tem ao se somar à equipe que já está atuando, e da luta antiga das entidades, entre elas a OAB, para aumentar o número de agentes no Presídio Regional de Blumenau. "É com muita alegria que vejo o governo do Estado voltar os olhos ao Presídio de Blumenau. Este é um anseio de todos", definiu.
Assim que a cerimônia foi concluída, o grupo já começou a atuar. Foram direto para o Presídio Regional de Blumenau para conhecer os espaços do novo local de trabalho.

WP 001411