Notícias

penitenciariasiteset15Nem mesmo a chuva intensa dos últimos dias tem tirado o otimismo da equipe responsável pelas obras do novo Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. A expectativa para entrega da primeira parte da obra se mantém para janeiro de 2016. Na última vistoria feita pelo secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau (SDR), Cássio Quadros, na primeira quinzena de setembro, a obra estava 60% concluída.
E, mesmo a previsão de chuva e tempo nublado até o mês de novembro, não deve atrapalhar muito a obra. Isto porque, a maior parte da estrutura é feita em pré-moldado e vem de fora de Blumenau.
A estrutura, localizada na Rua Silvano Cândido da Silva Sênior, no Bairro Ponta Aguda, em Blumenau, vai oferecer inicialmente 600 vagas para presos condenados, que hoje estão no atual Presídio de Blumenau, localizado no Bairro da Velha, considerado o pior do Estado. As transferências serão feitas aos poucos, assim como a desativação das alas mais precárias da unidade antiga.
Quando estiver totalmente pronta, com a construção do presídio e regime semiaberto, a unidade terá capacidade para abrigar 1,2 mil presos.
A estrutura da nova Penitenciária
O Complexo da nova Penitenciária será dividido em três prédios. O primeiro teve início em fevereiro deste ano e deve ficar pronto em janeiro de 2016. Esta primeira etapa, que vai abrigar 600 detentos.
A nova Penitenciária será dividida em 90 celas feitas de concreto e aço, com oito beliches. Algumas são individuais e outras para duas pessoas.
O projeto completo prevê um presídio provisório para quem ainda aguarda julgamento e uma estrutura para regime semiaberto.

Agentes
Para abrir a nova unidade, será necessário contratar ao menos 120 agentes penitenciários. O governo do Estado já está providenciando concurso e contratação destes agentes que devem ser chamados até o final do ano.

Parceria com empresários
O novo espaço traz também novas oportunidades de parcerias. Um projeto de ressocialização de presos foi apresentado os empresários de Blumenau. A Comissão de Segurança Pública da OAB Blumenau apresentou em reunião da ACIB a proposta de utilização de mão de obra de apenados em parceria com empresários. No novo Complexo Penitenciário haverá 12 espaços que poderão ser ocupados com empresas que tenham interesse nesta parceria. A iniciativa é vista com bons olhos pelos empresários que, inicialmente, manifestaram interesse na parceria.
Crédito: Fotos cedidas pela SDR Blumenau, Set/2015penitenciaria

penitenciaria1

penitenciaria2

penitenciaria3

penitenciaria4

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.