12019868 936362326442710 7395105099719410439 nO coordenador da Comissão de Segurança Pública da OAB-Blumenau, advogado Rodrigo Fernando Novelli, representou a Subseção na reunião que discutiu oportunidades de utilização de mão de obra de apenados da nova penitenciária de Blumenau. O encontro ocorreu na segunda-feira (28 de setembro) na Associação Empresarial de Blumenau (ACIB). De acordo com Novelli, na ocasião foi apresentada a estrutura do novo complexo penitenciário de Blumenau, bem como a existência de 12 espaços que poderão ser ocupados com empresas que tenham interesse em utilizar o trabalho dos encarcerados. "Com o projeto, a empresa sai ganhando, pois contribui para uma melhor ressocialização do preso, agindo assim, em conformidade com a sociedade em que está inserida, bem como o preso, pois este poderá adquirir uma profissão, e será remunerado com no mínimo um salário mínimo", disse Novelli.
O encontro contou com a presença de representantes do Deap (Departamento de Administração Prisional) e do Presídio Regional. O gestor do Presídio Regional de Blumenau, Marco Antônio Caldeira, falou das vantagens econômicas e sociais de utilizar esse sistema. "Queremos firmar essa parceria para podermos qualificar e ocupar essa mão de obra. Ao mesmo tempo em que o empresário lucra, faz uma ação social, contribuindo para a ressocialização dos apenados", apontou. Segundo Caldeira, é possível reduzir o índice de criminalidade com ações desse tipo. Foto: Cristiane Soethe

Acesse aqui a entrevista concedida pelo coordenador da Comissão de Segurança Pública da OAB-Blumenau, advogado Rodrigo Fernando Novelli, à RIC RECORD.