Editorial – Blumenau, 165 anos

Com uma história de pioneirismo e inovação, Blumenau é cidade que muita orgulha sua gente. Nós advogados não nos distanciamos desse sentimento. Aqui fundamos uma Escola de Direito que muito em breve completará 50 anos, atitude digna de registro e reconhecimento do ativismo de todos aqueles que trabalharam para que esse projeto se tornasse realidade. E os frutos nos são muito bem conhecidos, pois Blumenau é reconhecida pela excelência de seus juristas e também do seu ensino jurídico, com vários cursos de graduação e pós-graduação.

Nossa participação na sociedade, reunidos em órgão de classe, não tem sido de importância menor. Muito pelo contrário, pois ao longo desses anos a OAB Blumenau, com 42 anos de existência, tem sido protagonista de inúmeros e relevantes debates na defesa dos direitos e da cidadania. Da memória mais recente trazemos a lembrança dos esforços para construção de sua sede, da instituição de um Centro Cívico para a Justiça, da instalação de novas Unidades Judiciárias (Varas) e da reivindicação incessante pela construção do seu novo Complexo Penitenciário, que está em vias de se tornar realidade.

Afora essas obras imprescindíveis para o bom funcionamento das instituições, a Subseção comemora com os blumenauenses o avanço em cada um dos debates de interesse público e social. Temos participado ativamente dos principais conselhos municipais, presentes nas manifestações da sociedade civil  e  completamente integrados à agenda positiva da cidade, fazendo coro às ações conjuntas de diversas outras entidades representativas.

Nesse dois de setembro, a OAB Blumenau e todos nós advogados externamos, uma vez mais, nosso orgulho por contribuir, com nosso labor, em prol de uma cidade mais justa, solidária e sustentável. Viva Blumenau!

César Augusto Wolff
Presidente da OAB Blumenau