Colégio Joaçaba 2

A Subseção de Blumenau se fez presente no o IV Colégio de Presidentes das Comissões Regionais do Jovem Advogado, realizado no dia 24 de abril, em Joaçaba. O coordenador da Comissão do Jovem Advogado, Harry Ern Junior, representou a entidade. Entre os temas debatidos esteve o Plano Estadual de Incentivo à Jovem Advocacia, tratando de assuntos de inclusão do jovem advogado junto à instituição, aprimoramento e aperfeiçoamento profissional, descontos nas taxas de sociedades de advogados constituídas em parte considerável de jovens advogados e também questões de defesa das prerrogativas dos jovens advogados. Este Plano será encaminhado ao Conselho da Seccional. “Estes encontros são de grande importância para os jovens advogados, pois unificam os pleitos, fomentam a troca de experiências e mostram a força da jovem advocacia catarinense”, comentou o coordenador da Comissão do Jovem Advogado.

Segundo relembrou Harry Ern Junior, no IV Colégio de Presidentes ainda foram tratados outros assuntos, como a definição de advogado associado e advogado contratado, haja vista as distorções que atualmente ocorrem com as contratações, principalmente de jovens advogados. “Com isso, espera-se criar um piso ético salarial a ser apresentado ao Conselho da OAB/SC, baseado em dados reais, reduzindo cada vez mais o aviltamento de honorários e conscientizando tanto quem contrata como quem é contratado do real valor que deve ser atribuído ao profissional”, disse.

Para tanto, será realizada uma pesquisa diretamente com os advogados associados e contratados de cada Subseção, visando ter noção sobre o percentual de advogados contratados e associados, e, a partir daí, obter informações suficientes para fundamentar um piso ético salarial.

Próximo evento

No evento, foi anunciado o I Encontro dos Jovens Advogados de Santa Catarina, que está previsto para ocorrer em setembro, na cidade de Joinville.