IMG 20170313 WA0009

A última sexta-feira, 10, foi especial para os advogados e estudantes de Direito do Vale do Itajaí, que participaram do Congresso “A Advocacia e a Sociedade Contemporânea”, finalizando as comemorações dos 45 anos de instalação da Ordem dos Advogados do Brasil em Blumenau.
O evento foi realizado no Teatro Carlos Gomes. A abertura contou com várias autoridades: o prefeito em exercício de Blumenau, Mário Hildebrandt, senador Dalirio Beber, representantes da Magistratura, do Ministério Público, do Conselho Federal da OAB e da direção estadual da OAB, com o presidente Paulo Marcondes Brincas a frente.
O vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Claudio Chaves, fez o protocolo oficial de abertura do Congresso.
Em seu discurso de boas vindas, o presidente da Subseção, Romualdo Paulo Marchinhacki, disse que o momento era de reconhecimento: “Hoje é dia de agradecer todos os advogados que fizeram e fazem a história da OAB Blumenau”, destacando a trajetória da instituição nestes 45 anos.
Duas palestras foram realizadas na parte da manhã. O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Buzzi, falou sobre a solução de conflitos através da mediação, conciliação e arbitragem. Em seguida, o desembargador federal Newton De Lucca falou sobre a crise ética na sociedade contemporânea.
A programação do período da tarde foi aberta pelo procurador federal e professor da Fundação Getúlio Vargas, Irapuã Gonçalves Lima Beltrão, com a palestra sobre questões tributárias atuais e suas repercussões nos Tribunais. Logo após foi a vez da advogada e consultora Lara Selem, com o tema a estruturação da advocacia como negócio no século XXI.
O fechamento do congresso foi marcado por histórias, curiosidades e emoção.
O secretário geral da OAB Blumenau, Fernando Becker Silva, autor do livro sobre os 45 anos da entidade na cidade, fez um breve relato da evolução e mudanças na profissão ao longo destas quatro décadas e meia.
Depois, personalidades que marcaram esta trajetória foram homenageadas, começando pelo último presidente, César Wolff, com o descerramento da foto oficial, que será colocada na galeria dos presidentes da OAB Blumenau
Por fim, ex-presidentes e membros da primeira diretoria da OAB Blumenau receberam uma placa, uma singela homenagem pelos serviços prestados em defesa dos advogados e da sociedade. O ex-prefeito de Blumenau, Renato Vianna, que participou da primeira diretoria, falou em nome dos homenageados.
No discurso de encerramento, o presidente Romualdo Paulo Machinhacki, agradeceu a todos: homenageados, membros dos Conselhos e das comissões internas funcionários e todos os presentes.
Destacou o papel da OAB na defesa das prerrogativas dos advogados, que se confunde com a defesa dos direitos da sociedade.
Créditos: Pedro Waldrich.